SAIBA MAIS: DANIEL DAY-LEWIS E OSCAR 2013

terça-feira, fevereiro 26, 2013



Que todo mundo está falando do Oscar 2013 isso é fato, mas eu não poderia deixar de falar do meu ator preferido desde os meus 10 anos.


Me apaixonei pelo personagem Hawkeye (Nathaniel Poe) interpretado por ele no meu filme preferido que é o Último dos Moicanos. Sou tão encantada pelo filme que quando completei 15 anos o DVD do filme foi o primeiro presente que pedi.
Ontem assistindo o Oscar me deparei com ele entre os indicados de melhor ator novamente, e para minha alegria ele ganhou logicamente pq é incrível. Achei magnífica a humildade dele, chorou e fez uma justa homenagem para a esposa que o acompanha por 16 anos. Só fez aumentar ainda mais minha admiração por esse ator que é brilhante no trabalho. Então resolvi falar mais um pouco sobre ele.
Daniel Michael Blake Day-Lewis nasceu em Londres, no dia 29 de abril de 1957, filho da atriz Jill Balcon e do poeta britânico laureado Cecil Day-Lewis. É um premiado ator britânico, o maior vencedor de Oscars de melhor ator principal, três estatuetas. Detém dupla nacionalidade, britânica e irlandesa. Day-Lewis cursou escolas públicas, mas deixou as salas de aulas aos 13 anos. Logo conseguiu papel no drama Domingo Maldito, dedicado, empenhou-se em apreender o máximo possível acerca do ofício. Tanto que só voltaria às telas dez anos depois, quando já se considerava maduro o suficiente para expor seu talento e sua técnica.
Em 1981, ele estava de volta, com dois pequenos papéis nos filmes para TV Frost in May e Artemis 81. Seu primeiro filme relevante viria no ano seguinte, com o drama Gandhi, seguiram-se papéis pequenos em filmes de pouca relevância, como How Many Miles to Babylon e Rebelião em Alto Mar. Para chamar a atenção, Day-Lewis precisava de um papel que desafiasse a ele mesmo e ao público. Sua grande chance viria com Minha Adorável Lavanderia que tornou seu nome e o do diretor Stephen Frears famosos. A profunda atuação de Day-Lewis causou rebuliço ainda maior na indústria cinematográfica americana porque Minha Adorável Lavanderia estreou em Nova York simultaneamente com outro filme seu, Uma Janela para o Amor. Sua versatilidade simplesmente deixou Hollywood estarrecida. Por ambos os papéis, a Associação de Críticos de Nova York lhe deu o prêmio de "Melhor Ator coadjuvante/secundário do ano". Dois anos depois, as expectativas que rodeavam Day-Lewis se confirmaram em outro filme de época: A Insustentável Leveza do Ser. Em 1989, o ator conseguiu o primeiro Oscar por seu tocante retrato de um homem com paralisia cerebral em Meu Pé Esquerdo.


A revista inglesa Empire o elegeu, em 1990, uma das 50 pessoas mais bonitas do planeta. Namorou a atriz Isabelle Adjani a qual gerou seu primeiro herdeiro, o pequeno Gabriel Kane. Mais tarde, Day-Lewis se envolveu com Rebecca Miller, com quem está casado desde 1996. Este relacionamento lhe rendeu mais dois filhos: Ronan Day-Lewis e Cashel Blake Day-Lewis.
Em 1992, atuou no filme: O Último dos Moicanos, de Michael Mann (meu filme preferido). Depois, Day-Lewis aceitou o convite para estrelar seu novo filme, Em Nome do Pai. Repetindo a história, mais uma chuva de indicações a grandes prêmios se seguiu: Oscar, Globo de Ouro, BAFTA. Depois fez mais alguns filmes que sofreram muitas críticas, então Day-Lewis deu um basta. Passou cinco anos na Itália, vivendo humildemente como sapateiro. Para se ter uma ideia, recusou o papel de Aragorn em O Senhor dos Anéis:  A Sociedade do Anel sem nenhum pudor. O último filme foi o recente Sangue Negro, que levou 4 anos para preparação do personagem. Com 'Sangue Negro', Day-Lewis levou os mais importantes prêmios do cinema mundial: SAG Awards, BAFTA, Globo de Ouro, Oscar e muitos outros.
É tanta coisa sobre os trabalhos dele que resumi bastante, mas vocês podem ver que os prêmios foram merecidos, ele é um ator excelente e continuará sendo o meu preferido juntamente com o filme O Último dos Moicanos. Cheio de talento e com uma humildade exemplar, ele merece todo o reconhecimento que tem tido.


E vocês conheciam ele?                                                                                                  


You Might Also Like

14 comentários

  1. Nossa que legal, não conhecia, bom ver quem a gente admira desde criança ganhando um premio desse e ainda emocionado :) beeijinhoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Déborah, quando vi que era ele chegou a dar um frio na barriga hahahaha. Bjoooooooo!

      Excluir
  2. He is so cool!Would u like to follow each other on gfc and fb? Kisses from Norway!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, claro que sim, vou adorar retribuir o carinho. Bjoooooooo!

      Excluir
  3. Olá Paula, cheguei aqui seguindo o Daniel, achei muito bacana sua admiração por ele, também tenho ele entre o atores preferidos. Com certeza ele mereceu mais este oscar. É um ator camaleão a maioria das pessoas não exergam o ator por trás do personagem. Outro ator assim (que é meu ator preferido) é Antony Hopkins, você conhece? Você já assistiu o filme com a Daniel "A insustentável leveza do ser"? é maravilhoso. Adoro cinema. Venha me visitar no blog http://damarisfazendoarte.blogspot.com.br , ficarei muito feliz com sua visita. estou fazendo um sorteio no meu blog e te convido a participar. Já estou te seguindo.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Damaris querida que bom que chegou até o meu cantinho pelo Daniel, eu simplesmente amo esse ator. Não conheço o seu preferido, mas vou procurar mais sobre ele, obrigada pela dica. Seja bem vinda. Bjooooooooo!

      Excluir
  4. Não conhecia! Bem legal!
    Boa terça-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanna você tem que assistir um filme com ele, vai amar tenho certeza. Bjoooooooo e ótima semana!

      Excluir
  5. Ocom o I! Eu já conhecia de filmes,mas nada da vida pessoal nem artística .Gostei de ver a emoção demosntrada por ele ao receber o prêmio.Estou louca para ver o filme "Lincoln".Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm achei bacana ele chorar Arlete, só demonstrou a humildade dele mesmo sendo esse grande ator. Bjooooooo!

      Excluir
  6. Congrats! Love him :)
    follow new ,mind follow back?

    kisses <3

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulinha! Você gosta mesmo deste Ator hein? Sabe tudo!!! rs!Eu lembro do Último dos Moicanos! Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha amiga, eu gosto mesmo desse ator, desde os meus 10 anos que acho ele incrível. Super beijo, que Deus abençoe sua semana.

      Excluir

Estou muito feliz com a sua visita, o blog foi feito para você! Não deixe de participar com o seu comentário. Beijos!

Subscribe