OUTUBRO ROSA - LOOKS PARA SE INSPIRAR

terça-feira, outubro 29, 2013



Outubro está quase no fim, mas eu não poderia deixar de falar do Outubro Rosa, logicamente que apoio não só essa, mas qualquer tipo de campanha de luta contra o câncer, essa doença que infelizmente tem feito parte da vida de muitas pessoas.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.
Cada um que apoia essa causa tenta demonstrar de alguma forma, alguns usam uma fita rosa na roupa, outros fazem uma maquiagem rosa, ou pintam as unhas da cor, em fim. Cada um da sua forma, do seu estilo. Pensando em algo, resolvi trazer inspirações de looks rosa, que realçam a beleza feminina e são perfeitos não somente para o mês de Outubro, mas para os meses seguintes com a chegada do verão.

Achei uma forma bacana de representar o apoio do blog a campanha. Vale lembrar que é super importante fazer o autoexame de mamas, além é claro, de sempre fazer aqueles exames de rotina super completos pelo menos uma vez no ano com o seu/ sua ginecologista. Detectando no início é bem mais fácil de combater.


Eu sei que existem alguns questionamentos com relação ao câncer de mama, então vou colocar aqui algumas perguntas e respostas que eu encontrei na internet e achei bem interessantes e úteis.

  • É sempre possível notar a doença por meio do toque nos seios? Não, a patologia tem uma fase em que as lesões são do tipo não-palpáveis. Por isso, é importante a realização de exames de imagem na faixa etária de maior risco.
  • Prótese de silicone nos seios pode levar à doença? Não há evidência científica de que exista associação entre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento de câncer de mama.
  • Como é o tratamento de câncer de mama? O tratamento é multidisciplinar. Habitualmente, o tratamento pede cirurgia e é complementado pela radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia.
  • Quais são as chances de cura de câncer de mama? Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura. Por isso, é importante que toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.
  • Quais mudanças de hábito podem diminuir a chance de desenvolver câncer de mama? Mudar estilo de vida pode reduzir 28% dos casos de câncer de mama. A ingestão excessiva de álcool aumenta as chances de ter câncer de mama. O excesso de peso precisa ser eliminado, porque significa alteração nos níveis hormonais. Deixar de lado o sedentarismo queima as gorduras e equilibra os hormônios. Mas tem de ser em ritmo moderado, como uma caminhada mais acelerada, e por, no mínimo, 30 minutos diários. Com o tempo, a dica é tentar aumentar a intensidade ou estender o período. A medida isolada pode diminuir em 11% os casos de câncer de mama.
  • Quais alimentos ajudam a prevenir a doença? Os de origem vegetal: frutas, legumes, verduras e leguminosas (como feijão, lentilha, grão-de-bico). A recomendação é consumir, no mínimo, 400g por dia de vegetais, sendo 2/5 de frutas e 3/5 de legumes e verduras. Cada porção equivale a uma quantia que caiba na palma da sua mão, do produto picado ou inteiro, totalizando 80g.
  • O que não se deve comer para ajudar na prevenção? Entre os alimentos prejudiciais estão os embutidos, que apresentam grande quantidade de sal, nitritos e nitratos. Limite carne vermelha a 50g semanais. A forma de preparo dos alimentos, especialmente das carnes (de qualquer tipo), pode influenciar. Os feitos na chapa ou fritos trazem malefícios, porque a exposição a altas temperaturas também atua na formação de compostos cancerígenos. Prefira levá-los ao forno ou usá-los em ensopados. Se quiser grelhar, opte pelo pré-cozimento. O churrasco também eleva os riscos. Além da temperatura alta, a fumaça do carvão tem dois componentes cancerígenos (alcatrão e hidrocarboneto policíclico aromático), que impregnam na refeição.


Fazendo seus exames regularmente, se exercitando, comendo saudavelmente os riscos podem ser minimizados e estando bem por dentro, é hora de cuidar “por fora”, por isso aproveite cada inspiração de look e curta essa cor linda que é o rosa e que foi escolhida para representar essa campanha tão importante.



Vocês gostam da cor?                                                                                                 


You Might Also Like

8 comentários

  1. Looks bem bonitos (:
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oie! Quer conferir os melhores sorteios que estão rolando na rede?
    Visite meu blog: Blog Só Sorteando
    E participe também dos nossos sorteios.Quer divulgar algum que está fazendo? Mande email pra sosorteando@gmail.com


    Beijão!

    Blog Só Sorteando

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou lá a pessoa mais fã de rosa nesse mundo mas achei os looks ótimos! ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo, conseguir mostrar outro lado da moda para uma leitora é uma grande vitória. Bjooo!

      Excluir

Estou muito feliz com a sua visita, o blog foi feito para você! Não deixe de participar com o seu comentário. Beijos!

Subscribe