TIPOS DE TÊNIS PARA CORRER/CAMINHAR

quinta-feira, abril 17, 2014



A procura por um tênis de caminhada e/ou corrida pode parecer muito simples. Basta escolher a cor e o modelo que mais tem mais o seu estilo e comprar, mas não é bem assim a história. Precisamos estar atentos, para que assim nossa saúde física seja de fato preservada.


O primeiro passo antes de colocar um calçado é saber qual o seu tipo de pé (calvo, normal ou plano) e de pisada (neutra, pronada ou supinada).
  • PronaçãoA pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado. Alguns exemplos de tênis de corrida para corredores com pisada pronada: Asics Gel Phoenix, Mizuno Wave Nirvana, Asics Gel-Evolution, Asics Gel 1130, Asics Gel Kayano, Nike LunarGlide.

  • Neutra: A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor. Alguns exemplos de tênis de corrida para corredores com tipo de pisada neutra: Asics Gel Cumulus 13, Mizuno Wave Creation, Nike Vomero, Asics Gel Kayano, Asics GT 2160, Nike Air Pegasus.

  • SupinaçãoA supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas. Alguns exemplos de tênis de corrida para corredores com pisada supinada: Asics Gel Cumulus 13, Nike Vomero, Asics Gel-Nimbus, Adidas Supernova Glide, Mizuno Wave Creation. (Fonte: Asics; Corridanovaodessa).

"Lembre-se: não correr no esquema calcanhar-ponta do pé. Evite bater o calcanhar no chão e corra como se descalço estivesse: a primeira parte do pé que toca o solo é a planta, mais na parte da ponta do pé do que do calcanhar.


Usar um tênis de corrida apropriado para o seu tipo de pisada vai ajudá-lo a prevenir lesões. Procurar a orientação de um médico ortopedista especializado em esporte é a maneira mais indicada para identificar seu tipo de pisada. 


Já tinha um tempo que meu pai se queixava que precisava de um tênis adequado para corrida leve e caminhada e foi aí que resolvemos procurar na loja virtual Passarela.com que é parceira do blog e onde compro a maioria dos meus calçados e da minha família também. Na Passarela, tudo é separado por categorias, isso facilita muito a busca e foi então que encontramos o modelo ideal para o meu pai.
O tênis Running Asics Contend é fabricado em material alternativo com mesh para melhor respirabilidade. O modelo conta ainda com cores em contraste, além de amarra em cadarços. Possui entressola macia com o sistema GEL, para amortecimento. Com solado em borracha, o calçado combina com corridas leves. Segundo os relatos do meu pai, ele é um tênis leve e macio, absorve o impacto e proporcionou um conforto muito grande durante a prática de exercícios. Ele afirmou que essa opção superou qualquer outro que ele já teve.
Além de todos esses benefícios, essa opção está em promoção na Passarela.com, por apenas R$ 149,99 o que não é muito comparado a durabilidade e eficiência do calçado. Além do que, um tênis específico assim, normalmente passa dos trezentos reais. [Compre aqui].
Meu pai sempre me via comprando na Passarela.com e essa foi a primeira experiência dele e a satisfação foi grande, pois o produto superou as expectativas que ele tinha e a entrega foi muito rápida o que é uma característica da Passarela. Dizer que eu recomendo pode parecer clichê, mas se eu indiquei para minha família é pq realmente confio. Acesse [aqui] e confira!


Gostaram das dicas e da escolha?                                                                                

You Might Also Like

8 comentários

  1. Ótimas as dicas, precisamos ter muito cuidado na hora de escolher os sapatos para caminhar, Paula beijos.

    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso ter muito cuidado, por isso achei importante dar essa dica e também indicar uma loja confiável para vocês comprarem. Bjooooo!

      Excluir
  2. Nooss.. que post interessante! Mt bom saber dessas dicas,
    beeijo

    amandamelomakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou querida, na Passarela.com tem toda a descrição de cada tênis. Bjooooo!

      Excluir
  3. Oi Paulça! Adorei muito a tua mensagem.Te desejo uma Páscoa muito feliz ,com muito amor e paz.Beijo linda

    ResponderExcluir
  4. Não consegui achar o comentário no post de cima, perdão é essencial para conseguirmos viver. Adorei suas dicas sobre tênis.
    Voltei com o blog.
    Big Beijos

    http://luluonthesky.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas querida, é importante cuidarmos da nossa saúde, desde a escolha do calçado. Bjoooo!

      Excluir

Estou muito feliz com a sua visita, o blog foi feito para você! Não deixe de participar com o seu comentário. Beijos!

Subscribe