SÉRIE EMPREGOS: DICAS PARA FACILITAR TESTES PSICOLÓGICOS- DESENHE UMA ÁRVORE

segunda-feira, maio 18, 2015



Quem já não se deparou com os famosos testes psicológicos em entrevistas? O fato é que mesmo que já tenhamos feito os mesmos testes várias vezes, nunca sabemos o que de fato devemos desenhar e o que significa cada coisa. Então quis trazer um pouco de informações sobre alguns dos mais comuns, começarei pelo conhecido teste de desenhar uma árvore.


Por mais que parecem simples e até bobos, muitos critérios são utilizados para avaliar esse tipo de teste, eu particularmente não sabia deles, mas fui pesquisando e achei muito interessante trazer isso para o blog, para facilitar para vocês durante esses processos seletivos.


Teste de personalidade desenhe uma árvore

Esse teste é feito de forma individual e consiste em desenhar uma árvore em aproximadamente 15 a 20 minutos, algumas empresas utilizam apenas 10 minutos. Cada candidato recebe uma folha em branco, lápis e borracha.


O pedido da psicóloga pode variar entre pedir para desenhar uma árvore ou pedir que desenhe uma árvore frutífera e evite pinheiros, coqueiros ou coisas do tipo. Segundo especialistas esse desenho faz com que a pessoa selecione em sua memória, dentre todas as árvores que já viu, aquela com a qual tem maior identificação empática. Ao desenhá-la, ela é recriada conforme a reação dos sentimentos íntimos de cada um.


Basicamente, tudo que você projetar para o papel terá um significado e poderá dizer algo sobre você, portanto acompanhe as tabelas abaixo para ter algumas ideias do que você já pode ter dito indiretamente sobre os seus sentimentos com esse simples desenho.
Como vocês puderam ver, muitos fatores são analisados, basta agora ver cada um e saber o que o seu desenho tem falado sobre você. É sempre bom entendermos a imagem que estamos passando, afinal muitas vezes desenhamos algo apenas porque aprendemos assim quando pequenos ou porque é a a forma que sabemos desenhar e não nos damos conta que isso fala muito sobre nossa imagem pessoal.


Esse é o primeiro teste que quis trazer mais detalhado, mas teremos muitos outros na série empregos, espero ajudar vocês que estão nessa jornada de busca por uma oportunidade de emprego.


Quem já fez esse teste?                                                                                                                      






You Might Also Like

0 comentários

Estou muito feliz com a sua visita, o blog foi feito para você! Não deixe de participar com o seu comentário. Beijos!

Subscribe