ETIQUETA NO TRABALHO

quarta-feira, julho 08, 2015



Já comentei com vocês que as regras de etiqueta envolvem todas as situações da nossa vida, como estou em uma época de trabalho novo, quero compartilhar com vocês um pouco sobre etiqueta no trabalho, o que é correto ou não de se fazer e como melhorar as relações pessoais.
  • Para conseguir uma vaga de emprego
A primeira regra de etiqueta é saber montar um bom currículo, com pequenas dicas você conseguira criar algo bem elegante e que fale o que é preciso.
  1. Currículo: Deve sempre ser assinado e datado de até quinze dias no máximo. Jamais faça o seu currículo a mão e não o entregue com as folhas soltas. O ideal é sempre entregá-lo dentro de um envelope ou pasta e não ultrapassar três páginas, o mais correto são duas. Utilize papel neutro e discreto, capriche na correção gramatical, revise sua digitação e procure dar o máximo de informação sobre funções desempenhadas, motivo de saída e etc. Caso envie pela internet, encaminhe ao RH da empresa e não ao diretor.
  2. Entrevista: Procure se informar sobre a empresa, você realmente estar interessado na organização que deseja fazer parte. Seja sempre sincero em suas respostas. Procure ir com uma roupa adequada a função, mesmo que a empresa use uniforme, é bom sempre manter a elegância, o conforto e o minimalismo na roupa, acessórios e maquiagem.
  3. Fala: Fale o suficiente, nem muito e nem pouco. Fique à vontade e responda aquilo que lhe for perguntado de forma tranquila, clara e objetiva. Fale mais sobre suas ideias, evite gírias. Cuide de sua linguagem gestual, não gesticule muito, nem se mexa demais ou roê unhas. Olhe nos olhos do seu entrevistador. Seja sempre pontual e honesto em suas atitudes.
  • O primeiro dia de trabalho
Se você conseguiu, parabéns! Agora é hora de mostrar que você merece a vaga, unindo capacidade profissional e comportamento adequado.
  1. Chegada: Deve ser discreta e segura. Você será observado por muitos, portanto fique tranquilo.
  2. O que ficou: Não tente fazer comparações, mesmo que sejam mentais. O passado ficou para trás, foque no presente e no futuro.
  3. Espaço: Mantenha-se no seu espaço, não invada o espaço alheio e muito menos gavetas e objetos.
  4. Seu estilo: Cada um tem um jeito de ser, mas vá com calma. Aos poucos você o  mostra.
  5. Fofoca: Evite a todo custo, por mais curioso que possa ser.
  6. Opiniões: Todo mundo tem suas opiniões, mas vá com calma.
  7. Chefes: Nunca adule o chefe, essa atitude além de desagradável, demonstra incapacidade profissional. Trate-o com educação e respeito.
  8. Colegas de trabalho: Seja solícito e companheiro. Tenha em mente que você trabalha em equipe e para um serviço dar certo é importante a harmonia entre todos os departamentos.
  9. Comunicação: Tenha contato visual. Sorria quando encontrar pessoas, isso é contagiante. Quando alguém vir até sua sala ou mesa, dê a ela toda a sua atenção.
  • Nos outros dias de trabalho
Nos demais dias de trabalho, o ideal é manter as atitudes do primeiro dia e adicionar mais alguns itens.
  1. Hábitos: Observe o comportamento de todos e tente se adaptar. Acostume-se ao ar-condicionado, ao movimento, enfim ao clima do setor.
  2. Humor: Evite ficar de mau humor e cumprimente as pessoas sempre.
  3. Reclamações: Você pode reclamar dos seus direitos, mas procure as pessoas certas.
  4. Discrição: Fale baixo, em especial em reuniões de trabalho.
  5. Congratulações: Se um colega conseguir alguma promoção, dê parabéns, mostre que você torce por ele. Se o contato não for tão próximo, mande um e-mail. Seja gentil, isso nunca é demais e faz diferença na empresa.
  • Dez regras importantes:
  1. Respeito: Trate o outro como gostaria de ser tratado.
  2. Privacidade: Não invada a privacidade de ninguém, espere a iniciativa do colega para contar algo pessoal, não faça perguntas invasivas. Coloque-se a disposição para ajudar.
  3. Cuidado com apelidos: não é recomendável criar apelidos para as pessoas.
  4. Atenção as brincadeiras: lembre-se que há pessoas com criação, cultura e crenças diferentes, portanto evite brincadeiras em excesso.
  5. Disposição para ajudar: boa vontade para ajudar os colegas rende bons frutos, cria relações de confiança e parcerias.
  6. Evite o derrotismo: frases como "eu não vou conseguir", aposte sempre em capacitações para enfrentar os obstáculos profissionais e dê o máximo do seu esforço.
  7. Seja humilde: trate todos de forma igualitária e jamais haja com superioridade.
  8. Respeito à pausa do almoço: Evite trabalhar enquanto almoça, mas use esse tempo para dar suas ligações pessoais, conversar sobre assuntos que não correspondem ao trabalho e se alimentar, é claro.
  9. Dome seus aparelhos eletrônicos: deixe seu celular no vibracall, não fique mexendo no celular ou escutando música alta nos fones de ouvido.
  10. Tenha noção de hierarquia: mesmo com chefes acessíveis, lembre-se de sua posição.


Com regras básicas, é possível manter a etiqueta no trabalho e colher os frutos dela, pois educação contagia e faz diferença. Vale lembrar que força de vontade, determinação e boas relações são essenciais para sua vida profissional. 



Vamos por em prática?                                                                                                    




You Might Also Like

0 comentários

Estou muito feliz com a sua visita, o blog foi feito para você! Não deixe de participar com o seu comentário. Beijos!

Subscribe