RAZÕES PARA NÃO TIRAR A CUTÍCULA DAS UNHAS

segunda-feira, setembro 05, 2016



No Brasil a forma de embelezar as unhas tem suas particularidades, enquanto em países como os Estados Unidos, as mulheres abusam de esmaltações divertidas, cheias de pedrarias e desenhos e cores diferentes e não tiram as cutículas, aqui, as esmaltações com cores lisas e sem muitos detalhes ganha a preferência e cutícula? Essas não podem restar nenhum vestígio. 

Eu sempre tive unhas compridas, mas desde que comecei a trabalhar na área de saúde, comecei a ter cuidados redobrados com as unhas principalmente das mãos. Como vocês podem ver nos esmaltes da semana que eu postava, sempre removi as cutículas, meu gosto para esmaltação é mais puxado para o estilo americano, pois amo unhas divertidas e cheias de informação, mas no quesito remoção de cutículas, eu queria remover o máximo possível porque achava mais bonito.
Porém, como estava falando, por trabalhar em área de saúde, não posso usar nem minha aliança de casamento pelo risco de infecções, diante disso, passo uma quantidade maior de álcool nas mãos durante o dia. Com o tempo, fui percebendo que minhas unhas estavam quebrando mais e eu via pequenas ondulações nelas. Pesquisei e vi que muitos desses fatores eram decorrentes de eu tirar as cutículas, então com o álcool e produtos de limpeza tudo foi se agravando e elas não cresciam mais.

Eu já falei com vocês que tenho procurado organizar as coisas de forma que eu tenha mais tempo para minha família, para Deus, para coisas que realmente são importantes, tenho procurado cuidar mais da minha saúde e do meu esposo e isso também está incluído, não basta apenas ter uma agenda que me propícia mais tempo para descanso, aprendizado e lazer, comer melhor, praticar atividade física e deixar minhas unhas expostas a riscos apenas por "estética", eu nem sei se estética é palavra certa, afinal muitas mulheres não tiram as cutículas e as unhas ficam lindas. Percebo que as vezes a gente liga no automático e apenas segue hábitos, por isso, resolvi trazer algumas informações importantes para vocês.
As cutículas protegem as unhas de infecções, quando removidas, você se expõe a entrada de microrganismos, bactérias, produtos químicos e várias doenças como hepatite B e C. Para quem frequenta salões o risco é ainda maior, por isso é importante saber bem como e feito a esterilização dos materiais utilizados e como são guardados. Além disso, a utilização do alicate muitas vezes causa ondulações nas unhas, manchinhas esbranquiçadas e cortes doloridos.

Enfermeira do hospital Emílio Ribas, de São Paulo, Andréia Schunk fez uma pesquisa com cem manicures para sua tese de doutorado. Constatou que apenas 5% utilizavam luvas descartáveis, nenhuma lavava as mãos, 93% não realizavam a limpeza prévia dos instrumentos e apenas 7% utilizavam materiais descartáveis. Foi verificado baixo nível de conhecimento sobre as vias de transmissão, prevenção e risco em relação a agentes infecciosos. Uma manicure ou pedicure de cada 10 participantes apresentou marcadores sorológicos de Hepatite B e C, sendo 8% da B (muito acima da estimativa população de São Paulo) e 2% da C (dentro da amostragem paulista). Fonte: Estilo Uol.
No início será mais difícil se adaptar sem remover com as cutículas até porque, depois de um tempo tirando-as, elas ficam estranhas e demoram para ficarem naturais novamente, mas a hidratação é chave. Hidratando bastante você chagará a um resultado bem positivo. Eu estou ainda no processo em que as cutículas estão meio estranhas, então removo apenas o excesso que levanta em cima da unha, sem aprofundar, mas estou determinada a cuidar delas.

Então se você quer ter unhas mais fortes e saudáveis, sem manchas brancas, ondulações, pelinhas, risco de contaminação e com cara de recém feitas por mais tempo, é hora de deixar suas cutículas no lugar e apenas cuidar delas, não removê-las, aproveite o banho para empurrar de leve suas cutículas e não esqueça da hidratação. Mas se com todas essas informações você ainda optar por tirá-las, tenha um kit individual com alicate, espátula, lixas, etc., pois não é nada bom que os instrumentos da manicure sejam compartilhados e procure tirar o mínimo possível.


Qual será a escolha de vocês?                                                                                         

You Might Also Like

0 comentários

Estou muito feliz com a sua visita, o blog foi feito para você! Não deixe de participar com o seu comentário. Beijos!

Subscribe