COMPRAS DE SUPERMERCADO - VLOG E DICAS PARA CONTROLE FINANCEIRO

segunda-feira, junho 05, 2017


Se tem algo que todas as mulheres virtuosas tem que fazer todos os meses, são as compras de mercado. Confesso que não era o meu momento favorito, mas com o passar do tempo, eu e meu esposo fomos organizando e criando uma estratégia para a hora das compras. Primeiramente, vale ressaltar, que no momento, fazemos apenas uma compra grande no início do mês, que inclui todos os itens necessários. Temos um orçamento fixo mensal estipulado para as compras mensais, portanto, compramos apenas dentro do orçamento. 
Muitas pessoas já se surpreenderam de conseguirmos gerir dessa forma, mas é muito fácil, basta ter planejamento e controle. Sempre que decidimos o dia do mercado, eu faço uma espécie de vistoria de tudo que é preciso comprar e o que ainda temos, coloco a quantidade ao lado, para saber quanto mais devemos comprar. Claro que se você é recém casada, ou recém foi morar só, vai demorar um pouquinho até você saber a quantidade necessária para o mantimento, mas eu garanto que depois fica bem tranquilo. Depois de fazer essa lista, buscamos um dia favorável, com boas promoções, aqui na nossa cidade, praticamente todos os grandes mercados fazem promoções nos mesmos dias e logicamente, temos os nossos preferidos. 


Com dinheiro em mãos e a lista (que é extremamente importante), chega a hora das compras propriamente ditas. Eu e meu esposo fazemos isso em conjunto, ambos acompanham os itens da lista e eu vou colocando os preços e quantidades compradas ao lado de cada item listado. Isso facilita o controle. Outra dica é andar no mercado pela ordem dos corredores, isso evita grandes voltas e esquecimento de algum produto. 


Um ponto importante, é que em determinado momento, quando estamos mais ou menos na metade das compras, efetuamos a soma do que já foi escolhido e com isso sabemos quanto mais temos para continuar as compras e ainda assim, nos mantermos no orçamento. Após todos os itens da lista serem escolhidos, passamos para os extras, e as outras coisas específicas que sabemos que só tem em outro mercado, já reservamos o valor necessário e assim conseguimos manter a dispensa cheia e ter sempre bons e fartos alimentos. É importante também, deixar um valor separado para frutas, legumes e verduras, que são recomendáveis comprar mais próximos de consumir. 


Enfim, são dicas simples de planejamento e controle financeiro que achei importante compartilhar. Gravamos esse vídeo, de forma bem descontraída, só para incentivar você a se programar para o momento das compras, isso evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro e ainda cria um clima de equipe com a família,  que é muito bacana. Aos poucos, pretendo me aprofundar ainda mais nesse assunto e assim ajudar de forma simples nas finanças de vocês.


Espero que vocês tenham gostado das dicas!                                                                  


You Might Also Like

0 comentários

Estou muito feliz com a sua visita, o blog foi feito para você! Não deixe de participar com o seu comentário. Beijos!

Subscribe